quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Na próxima feira

(Ver post abaixo: "Vamos à feira")

O tomilho (fig. à esquerda), cujo nome científico é thymus vulgaris, é uma espécie mediterrânica.
Tem aroma intenso e forte. Picante de sabor, reforça o de outras ervas resultando bem com a salsa e a sálvia.
Considerado uma alternativa saudável ao sal, é ideal para guisados e cozidos (carne/peixe), sopas e molhos.
São-lhe reconhecidas propriedades diuréticas, digestivas e estimulantes.

O basílico (fig. à direita), também conhecido por manjericão, é de origem indiana e nomeado cientificamente por ocimum basilicum.
Tem um sabor agradavelmente apimentado o que confere aos pratos um aroma de frescura próximo do jasmim e do limão.
De resultados deliciosos em combinações com tomate fresco ou mozarella, é muito utilizado na cozinha italina, onde é considerado a erva armomática por excelência de pizzas, molhos (à base de tomate) e massas. Pode ser também adicionado às saladas.
Aconselha-se a que seja acrescentado (em pratos cozinhados) no final da cozedura e utilizado fresco, dado que a secagem lhe retira características essenciais.
Na medicina tradicional é usado como planta medicinal. Tanto as folhas como as flores são utilizadas na preparação de chás, indicados para problemas respiratórios e reumáticos e reconhecidos pelas suas propriedades estimulantes e digestivas.


A acelga (fig. ao centro), beta vulgaris, é um legume de folha verde, originário do Mediterrâneo.
Pertence à  família da beterraba e do espinafre e partilha com eles o mesmo destino culinário. Tanto o caule como as folhas são comestíveis (no entanto, se a planta estiver muito crescida, é aconselhável retirar o caule que tende a tornar-se amargo).
Considerado como um dos alimentos mais completos para a nutrição humana, a acelga é rica em vitaminas K, A, C, E, magnésio, potássio, ferro, fibras.

Sem comentários:

Enviar um comentário