segunda-feira, 15 de outubro de 2012

«A Revolução de Uma Palha»



De Masanobu Fukuoka (1913-2008), biólogo e agricultor japonês, criador da agricultura selvagem ou natural,  A Revolução de Uma Palha propõe-nos que deixemos a terra fazer o seu trabalho, cabendo-nos apenas a tarefa de lançar as sementes e deixar que os legumes cresçam ao lado das ervas daninhas. Esta concepção de agricultura terá inspirado a máxima «Trabalhar com e não contra a natureza» que norteia os defensores da permacultura.
Alguns excertos do livro, aqui, numa edição brasileira:
"O agricultor tornou-se atarefado demais quando começou a estudar o mundo e a decidir que seria bom fazer isto ou fazer aquilo. Toda a minha pesquisa se baseou em não fazer isto ou não fazer aquilo. Estes trinta anos ensinaram-me que os agricultores estariam numa situação bem melhor se não fizessem praticamente nada."
"Eu cultivo os meus legumes de maneira semi-selvagem, utilizando um terreno vago, ribanceira ou terra inculta não vedada. A minha concepção é lançar, simplesmente as sementes à terra e deixar que os legumes cresçam com as ervas daninhas. Faço crescer os meus legumes na encosta da montanha, nos espaços livres entre os citrinos.
O ponto importante é saber qual o momento certo para cultivar. Para os legumes primaveris, o momento certo é quando as ervas daninhas de Inverno começam a morrer e imediatamente antes da germinação das ervas daninhas da Primavera. No Outono, a sementeira deve fazer-se quando as ervas de Verão murcham e as ervas daninhas de Inverno não apareceram ainda."

2 comentários:

  1. Leio. Lembro-me sem autorização dos homens. É disso que estão a falar? risos.

    Por favor, deixem um link para seguir o blog. O SPO seria fiel seguidor :)

    ResponderEliminar