sábado, 9 de março de 2013

A mais bela história do mundo

Aparecidos com as flores

- Em que data se fixa presentemente a origem do homem?
- Tal como para uma «origem» da vida, não se pode fixar uma «origem» do homem. De resto, nem uma verdadeira definição de humano. Verifica-se de preferência uma longa evolução, uma filiação zoológica no decurso da qual os diferentes caracteres se fixam nos seus lugares.
- Conhecem-se ao menos as grandes etapas?
- Sim. Temos de subir ao fim do cretaico, há 70 milhões de anos. Estamos no dealbar do terciário, os últimos dinossauros desaparecem. O meio ambiente passa por profundas modificações e sabe-se que a história da evolução está estreitamente ligada à do clima. Nessa época, a África é uma ilha, a América do Sul e a Ásia também. Num continente que reúne a Europa, a América do Norte e a Gronelândia aparecem pequenos animais: os primeiros macacos, descendentes dos insectívoros. Começam a proliferar no meio duma flora completamente nova: a das primeiras plantas de flor.
- Nascidos com as primeiras flores! Que poético...
- É também a época dos primeiros frutos. Os macacos, que conquistaram este novo meio, são com efeito os primeiros a consumi-los e rompem com os hábitos dos seus antepassados, que se alimentavam de insectos. Isto vai provocar, ao longo das gerações, uma série de transformações anatómicas: por exemplo, o seu corpo recebe a clavícula, uma bela invenção.
- Por que razão?
- A clavícula alarga a caixa torácica do animal, aumenta portanto a amplitude dos membros superiores e permite-lhe, quando da colheita de frutos, agarrar-se bem ao tronco das árvores para melhor trepar por eles. Pela mesma razão, as garras, prejudiciais para a escalada, tornam-se unhas planas. Na pata, um dos dedos vai tornar-se oponível aos outros, o que permitirá à extremidade em conjunto agarrar um fruto, uma pedra ou um pau.

Hubert Reeves, Joel de Rosnay, Yves Coppens, Dominique Simonnet, A Mais Bela História do Mundo - Os Segredos das Nossas Origens, Gradiva, 1996, pp. 99, 100

Sem comentários:

Enviar um comentário